Quantidade ideal para o consumo diário

consumo diario gengibre

Cultivada no litoral de nosso país, a planta originária da Ilha de Java, Índia e China apresenta diversas qualidades, com poder medicinal é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades são utilizadas em tratamentos de saúde, na gastronomia e beleza. Aqui estão para você os cinco principais benefícios do Gengibre.

Seu primeiro benefício está ligado à sua ação antioxidante e anti-inflamatória, que atua em todo o corpo, especialmente no Sistema Digestivo, aquecendo baço, estômago e membros frios, age contra a diarreia e dor abdominal, também contra perda de apetite e náuseas, além de acelerar o metabolismo auxiliando na perda de peso.

Cerca de 90% das grávidas sofrem com os enjoos matinais no início da gestação, o consumo do Gengibre é indicado até o terceiro trimestre de gravidez amenizando respectivos sintomas. Porém, nesse caso, antes de iniciar o consumo é sempre importante consultar o médico para certificar que não há riscos para o bebê. Para gestantes o ideal é 1g por dia (do tamanho de uma noz).

Seu terceiro benefício e não menos importante, descoberto por pesquisadores da Universidade de Minnesota, Estados Unidos, é que seus nutrientes atuam como inibidores do crescimento de células cancerígenas, principalmente na região abdominal e retal. Em outro estudo realizado na Universidade da Geórgia, descobriram que ele também pode agir contra o câncer de próstata. Além disso, pode amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia.

Na culinária possui sabor fresco, doce ou picante, que pode variar de acordo com sua forma, ralado, em pó ou em conserva por exemplo. Para armazenar ele pode ser guardado na geladeira por 3 a 4 semanas ou congelado por até um ano. Basta envolvê-lo em papel filme ou alumínio, sempre sem descascar. No Brasil é muito utilizado no preparo do quentão, bebida típica de Festa Junina e de climas frios.

Nada melhor do que dicas práticas, com ingredientes que encontramos em casa, para cuidar da beleza gastando pouco. Em seu quinto benefício, listamos sua função esfoliante, clareadora e relaxante para a pele. Ralado, o Gengibre pode ser utilizado para esfoliar, deixando-a iluminada e mais jovem. Em pasta pode ser colocado sobre manchas claras ou escuras uniformizando o tom da sua pele.

A quantidade ideal para o consumo diário é de 4g, mas é indispensável consultar seu médico, pois a raiz não é indicada para quem utiliza medicamentos para coagulação, pressão alta, diabetes e propensos a ter cálculos biliares. O importante é não exceder o máximo indicado, pois tudo em excesso faz mal, até o gengibre, gerando azia, reações intestinais ou de pele no indivíduo.

O tradicional chá de Gengibre é muito fácil de ser preparado. Basta ferver um pequeno pedaço em 500 ml de água por 10 minutos, depois é só deixar esfriar e beber.

Agora não tem desculpa para não aproveitar as maravilhas dessa planta, não só no inverno, mas o ano inteiro!