Mais vantagens do gengibre pra sua saúde

vantagens saude

O gengibre é uma planta medicinal que possui sabor apimentado e pode ser usado para fazer chá e temperar alimentos. O seu nome científico é Zingiber officinale. Esta raiz também pode ser utilizada no tratamento de problemas circulatórios, resfriados e inflamações. Ele pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e feiras livres, na sua forma natural, em pó ou em cápsulas.

Segundo a nutricionista Larisse Marthielly, o gengibre também é rico em nutrientes essenciais para o corpo, como o potássio, a vitamina B6, o cobre e o magnésio.

Propriedades:
O gengibre auxilia na perda de peso, combate azia e gases intestinais, atua como antioxidante e anti-inflamatório, melhora náuseas e vômitos, protege o estômago contra úlceras e previne o câncer cólon-retal. Além disso, ele tem ação anticoagulante, vasodilatadora, analgésica e antipirética.

4 benefícios do gengibre

1 – Auxilia na perda de peso
O gengibre atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor.

2 – Protege o estômago contra úlceras
O gengibre ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera.

3 – Atua como antioxidante e anti-inflamatório
O gengibre age na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também melhora os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

4 – Previne o câncer cólon-retal
O gengibre possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

Contraindicações do gengibre

O gengibre pode afinar o sangue, facilitando a existência de hemorragias. Por isso, ele é contraindicado para pacientes que utilizam remédios anticoagulantes, como a Varfarina. Neste caso, o uso dele pode aumentar o efeito do remédio e causar mal estar, sangramentos e desmaios.

Atenção! Em casos de pedra na vesícula, essa raiz só pode ser consumida segundo orientação médica.

O gengibre pode descontrolar a pressão. Pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica. A raiz também pode ser usada para aliviar os enjoos durante a gestação em forma de raspas. Porém, a dose máxima de gengibre deve ser de 1g por cada kg de peso durante a gravidez.