5 poderes gerais do gengibre

perda peso gengibre

Esta raiz é conhecida por suas propriedades curativas sendo utilizada tradicionalmente através de chás, sucos ou mesmo em saladas originais e exóticas; Apesar do gosto forte e ao mesmo tempo saboroso, o gengibre traz através de seu consumo uma ótima opção para quem e quer zelar pela saúde através de diversos benefícios tais como:

Auxiliar na perda de peso: Acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal.

Úlceras: O gengibre ajuda a proteger o estômago contra a má digestão, gases, gastrites e úlceras; Esta raiz é bastante utilizada no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago.

Combate a infecções e diabetes: Muito utilizado no combate de infecções através de seu extrato, pois este inibe o crescimento de muitos tipos diferentes de bactérias e doenças inflamatórias, principalmente as ligadas ao sistema respiratório e digestório.

O gengibre  também pode ter poderosas propriedades antidiabéticas.

Em 2015 foi realizado um estudo com pacientes com diabetes tipo 2 que tiveram uma melhora significativa no HbA1c (um marcador para os níveis de açúcar no sangue a longo prazo), levando a uma redução de 10% ao longo de um período de 12 semanas.

Melhora a função cerebral: Segundo informações e estudos há indícios que seus antioxidantes e compostos bioativos inibem os processos inflamatórios que ocorrem no cérebro e protegendo o mesmo contra o declínio da sua função decorrente do  processo de envelhecimento.

Diminui a dor muscular: Por conter uma substância chamada gingerol em sua composição; Seu consumo, além de controlar a inflamação dos tecidos, ajuda na recuperação dos músculos após uma sessão de exercícios. Diminuindo a dor ao atuar atuando diretamente nas terminações nervosas.

A fragrância única e o sabor do gengibre vêm de seus óleos naturais, o mais importante dos quais é gingerol – este é o principal composto bioativo no gengibre, responsável por muitas de suas propriedades medicinais. Por este motivo este possui poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Mas quanto de gengibre devemos consumir?

Seu consumo recomendado é de até 10 g da raiz ou a metade desta quantidade. Entretanto o importante é não exceder o máximo indicado, pois tudo em excesso faz mal, até o gengibre, gerando azia, reações intestinais ou de pele no indivíduo.