O gengibre como benefício medicinal

gengibre medicinal

O gengibre é uma planta asiática, natural da Ilha de Java, da Índia e da China e se propagou pelas regiões tropicais do mundo todo. Na Europa, é conhecido desde os tempos mais antigos, já que foi levado por meio das Cruzadas. No Japão, o gengibre é usado em massagens para evitar dores de coluna e nas articulações. Já na China, a raiz é chamada de “Gan Jiang”. Sua principal propriedade é a de aquecer o estômago e o braço, a fim de espantar o frio. Também esquenta os pulmões, fazendo com que as secreções sejam expelidas.

Além de tudo isso, ele tem ação bactericida, desintoxicante e afrodisíaca: o seu óleo pode ser usado para massagear o abdômen, fazendo com que o corpo fique quente e excite os órgãos sexuais. Menos de um século depois do seu descobrimento, o gengibre chegou ao Brasil e, desde então, é utilizado como método medicinal no país. Pode ser usado no tratamento contra resfriados, gripes, tosses, ressacas, artrites, dores na coluna e de cabeça, entre vários outros problemas.

Podendo estar presente nas refeições, sucos e chás, o gengibre é um ótimo aliado para quem quer perder peso. Além disso, a raiz traz diversos benefícios para a saúde e, entre eles, serão listados cinco a seguir.

1) Combate a azia e os gases intestinais
Nesse caso, o gengibre, que atua como agente anti-flatulência, é consumido, sobretudo, na forma de chá. A receita é uma colher de gengibre para uma xícara de água e a bebida deve ser ingerida quatro vezes durante o dia, para que haja um resultado.

2) Auxilia na melhora de enjoos e vômitos
Além da raiz relaxar o sistema gastrointestinal, ela ainda estimula a digestão, fazendo com que enjoos e vômitos sejam evitados. Para que esse benefício seja efetivo, é necessário consumir 0,5 grama de gengibre (equivalente a meia colher de café de raspas) durante quatro dias. É indicado que seja tomado logo pela manhã.

3) Previne úlceras no estômago
O gengibre ajuda no combate contra a bactéria H. Pylori, que é a principal causadora da gastrite e da úlcera. Além disso, previne o câncer de estômago, que está ligado, geralmente, às alterações nas células ocasionadas pela úlcera.

4) Atua na prevenção do câncer colorretal
Além de ter propriedade anticancerígena, a raiz possui uma substância conhecida como 6-gingerol, que impossibilita o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do estômago.

5) Alivia cólicas menstruais
Como o gengibre tem efeito analgésico e anti-inflamatório, ele ajuda a diminuir os sintomas da cólica no início do ciclo menstrual. A melhor opção, nesse caso, é ingerir a raiz em forma de chá: são duas colheres de chá de gengibre para uma xícara de água. É preciso consumir a bebida de 3 a 4 vezes por dia.